Maria, Mãe de Cristo e Mãe dos Cristãos - Parte I
- Nostram Salutem
- 7 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

"Maria deu à luz um único filho. Assim como ele é filho único de seu Pai nos céus, é também Filho único de sua mãe na terra. Ora, essa única Virgem mãe, que possui a glória de ter dado à luz o Filho único de Deus Pai, abraça este mesmo Filho em todos os seus membros. Não se envergonha de ser chamada mãe de todos aqueles nos quais vê a Cristo já formado ou em formação.
A antiga Eva, que Deixou aos filhos a sentença de morte ainda antes de verem a luz do dia, foi mais madrasta do que mãe. Chamam-na mãe de todos os viventes; mas verifica-se, com mais verdade, que ela foi a origem da morte para os que vivem, a mãe dos que morrem, pois o seu ato de gerar não foi outra coisa senão propagar a morte. E já que Eva não correspondeu fielmente ao significado de seu nome, Maria é a Mãe de todos os que renascem para a vida. Ela é verdadeiramente mãe da Vida pela qual todos vivem; ao gerar Vida, de certo modo ela regenerou todos os que hão de viver por ela.
A santa mãe de Cristo, que se reconhece mãe dos cristãos em virtude desse mistério, mostra-se também sua mãe pelo cuidado e amor que tem por eles. Não é insensível para como os filhos, como se não fossem seus; suas entranhas, fecundadas uma só vez, mas nunca estéreis, jamais se cansam de dar à luz frutos de piedade."
Sermão de São Guerrico, abade, século XII.
Comments